16ª Edição Nos Tempos da Soweto - Especial Aaliyah





      Aaliyah Dana Haughton foi uma cantora de R&B, dançarina, atriz e modelo dos Estados Unidos, participou de 2 filmes e lançou 3 álbuns em vida, tendo conseguido 5 nomeações ao Grammy Awards. 
      Aos 12 anos, assinou contrato com a gravadora Blackground Records, mais tarde, Hankerson, apresentou-a ao artista e produtor R. Kelly, que se tornou o mentor de Aaliyah, bem como compositor e produtor do seu primeiro álbum, que foi gravado quando ela tinha 14 anos.Lançado em junho de 1994, "Age Ain't Nothing but a Number" debutou em vigésimo-quarto na Billboard 200, com 74.000 cópias vendidas na primeira semana. 
      Semanas depois o álbum atigiu o número 18 na Billboard 200 e 3 na R&B/Hip-Hop Albums. O single de estréia de Aaliyah, "Back & Forth", liderou a Billboard R&B/Hip-Hop Songs por três semanas e foi certificado Ouro pela RIAA. O segundo single, um cover dos The Isley Brothers, "At Your Best (You Are Love)", chegou ao número seis na Hot 100 da Billboard e também foi certificado Ouro pela RIAA. A faixa-título, "Age Ain't Nothing but a Number", chegou ao número 75 na Hot 100 da Billboard. Além disso, ela lançou "The Thing I Like", como parte da trilha sonora do filme de 1994 A Low Down Dirty Shame.
       Com o lançamento do álbum, houve boatos de uma relação amorosa entre Aaliyah e R. Kelly. Pouco depois, houve especulações sobre um casamento secreto com o lançamento de "Age Ain't Nothing but a Number" e o conteúdo adulto que Kelly tinha composto para Aaliyah. A revista Vibe revelou mais tarde um certificado que comprovava o suposto casamento em 31 de agosto de 1994, no Sheraton Gateway Suites em Rosemont, Illinois. Aaliyah, que tinha 15 anos na época, apareceu com 18 no certificado, o casamento ilegal teria sido anulado em fevereiro de 1995 por seus pais. Os dois continuaram a negar as alegações de casamento.
        Em 1996, Aaliyah deixou Jive Records, e assinou um contrato com a Atlantic Records. Ela conheceu e trabalhou com os produtores Timbaland e Missy Elliott, que contribuíram para o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, "One in a Million". O álbum rendeu o single "If Your Girl Only Knew", que liderou a Billboard R&B/Hip-Hop Songs por duas semanas. Ele também gerou os singles "Hot Like Fire" e "4 Page Letter". No ano seguinte, Aaliyah foi destaque no single de estréia de Timbaland & Magoo, "Up Jumps da Boogie".
Lançado em agosto de 1996, "One in A Million" debutou no número 20 da Billboard 200, vendendo 40.500 cópias na primeira semana de vendas. Na semana do natal de 1996, o álbum atingiu o número 18 na Billboard 200 e 2 na R&B/Hip-Hop Albums, com 71.000 cópias vendidas..
      Ainda em 1998, Aaliyah contribuiu para a trilha sonora do filme Dr. Dolittle, com "Are You That Somebody?", que foi o terceiro single mais bem sucedido na Hot 100 Airplay da Billboard em 1998.
        Em 2000, Aaliyah teve sua maior personagem no filme Romeo Must Die. Uma adaptação de Romeu e Julieta, que Aaliyah estrelou ao lado do artista marcial Jet Li, a reprodução de um casal que se apaixonam em meio ao conflito de suas famílias. O filme arrecadou US$ 18,6 milhões em seu primeiro fim de semana, no número dois no ranking de bilheteria. Além de atuar, Aaliyah foi a produtora executiva da trilha sonora do filme, onde ela contribuiu com quatro canções. Com Romeo Must Die, Aaliyah conseguiu a oitava colocação nos filmes de estréia de Pop Stars que mais arrecadaram.
       "Try Again" foi lançada somente para as rádios em fevereiro daquele ano, liderando a Hot 100 Airplay da Billboard por nove semanas. Antes do lançamento para vendas, o single atingiu o número um na Hot 100 da Billboard, sendo o primeiro e único single a conseguir esse feito na história. O vídeo do single ganhou os prêmios de "Melhor Vídeo Feminino" e "Melhor Vídeo de um Filme", em 2000 na MTV Video Music Awards. Ele também rendeu a ela uma indicação ao Grammy de "Melhor Vocalista Feminina de R&B".A trilha sonora do filme vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos Estados Unidos e mais de dois milhões de cópias no mundo inteiro.
    Após completar Romeo Must Die, Aaliyah começou a trabalhar no seu segundo filme, A Rainha dos Condenados. Ela desempenhou o papel de uma vampira, a rainha Akasha, que ela descreveu como uma "manipuladora, louca, dependente sexual". Ela foi contratada para o filme das sequências de Matrix como a personagem Zee.
       Aaliyah lançou seu álbum homônimo, "Aaliyah", mundialmente em junho de 2001 e nos Estados Unidos em julho. Produzido principalmente por Timbaland, o álbum estreou no número dois na Billboard 200, vendendo 190.000 cópias em sua primeira semana. O primeiro single, "We Need A Resolution" entrou no top 15 de R&B da Billboard.



 (Nova Iorque, 16 de janeiro de 1979 — Marsh Harbour, 25 de agosto de 2001)



0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores